Alimentos
Conselho Nacional de Segurança Alimentar

Conselho Nacional de Segurança Alimentar

Imagem de congerdesign por Pixabay

Em 1º de janeiro de 2019 foi extinto o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA.

O CONSEA era uma unidade de assessoramento direto à Presidência da República e atuava para defender o cidadão na proteção de um dos seus mais importantes direitos: o DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA.

Entre alternâncias de políticas governamentais como esta e também alternâncias no cenário macroeconômico, a fome e a insegurança alimentar vêm se perpetuando como problemas crônicos em nosso país, ora se atenuando, ora se agravando.

Uma das experiências talvez mais bem sucedidas, que elevou o debate sobre segurança alimentar para uma esfera política intersetorial, plural e participativa, foi juntamente o CONSEA.

Uma de suas iniciativas, o Programa Nacional de Alimentação Escolar ganhou, inclusive, reconhecimento internacional.

Além dessa, entre 2003 e 2019, diversas outras ações de proteção social, focadas na redução das desigualdades, como o fomento à produção agrícola de base familiar e de acesso à alimentação foram realizadas com sucesso.

A experiência do CONSEA vem demonstrar que ações puramente assistencialistas são importantes, mas somente com a implementação e manutenção de políticas articuladas a partir de uma visão multidimensional são capazes de fazer frente de forma sustentável aos problemas da fome e da insegurança alimentar.

A reativação do CONSEA, no momento atual, seria um importante passo nessa direção.

Saiba com mais detalhes sobre  toda a trajetória do CONSEA no excelente artigo do Jornal da USP, elaborado pela nutricionista, doutora em saúde pública e professora da Faculdade de Saúde Pública da USP, Patrícia Constante Jaime. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *