Meio Ambiente
Compostagem Humana

Compostagem Humana

O que é?
A Compostagem Humana é uma opção alternativa sustentável ao enterro tradicional ou à cremação que permite que os corpos de falecidos sejam transformados em composto orgânico. O solo saudável capacita a agrossilvicultura (prática de cultivo de árvores em conjunto), o gerenciamento holístico de áreas e o desenvolvimento ecológico.

Como é feita?
O corpo é colocado em um recipiente fechado (mantido a uma temperatura de 55º) com lascas de madeira, alfafa e palha. Assim, o corpo é girado lentamente para que os microrganismos o decomponham de maneira uniforme, acelerando o processo de decomposição natural.
Ao final, cerca de 30 dias depois, as famílias podem levar para casa parte deste solo.

Quais os benefícios da técnica para o Meio Ambiente?
A Compostagem Humana tem menos impacto ambiental que os enterros tradicionais ou a cremação, emitindo menos gases, como o CO2, que prejudicam o efeito estufa. Além disso, ao enterrar um ente querido, o solo pode emitir elementos químicos em um local que poderia ser produtivo.

O que isso tem a ver com autonomia de vida e por que ainda é um assunto tão polêmico?
A Compostagem Humana surge como mais uma opção de despedida e traz a possibilidade do indivíduo ter o direito de escolha sobre a sua própria morte. É uma maneira de se conectar à natureza de uma maneira ambientalmente correta e sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *