Photo by Kuba Regulski on Unsplash
Qual é a fonte de energia praticamente inesgotável mais próxima de nós?
Se, neste momento, você estiver dando uma caminhada em um dia de céu limpo, provavelmente irá olhar para cima e direcionar a resposta para o astro brilhante que nos ilumina e aquece de forma natural. Não apenas isso, com o auxílio da engenharia fornece energia que, transformada em elétrica por meio de painéis fotovoltaicos, é uma das fontes mais promissoras e ambientalmente sustentável para suprir nossas necessidades nas próximas décadas.
Mas existe outra fonte, também praticamente inesgotável, que está a uma distância infinitamente mais próxima que os 150 milhões de quilômetros que separam nosso planeta do sol.
Você está “pisando sobre ela”. É a energia geotérmica proveniente do calor presente nas camadas internas do nosso planeta. Com a perfuração de alguns poucos quilômetros, ou até menos em locais onde há intrusões magmáticas ou depósitos de vapor de água, já há a possibilidade de exploração
Embora abundante é de difícil acesso e custo relativamente alto com as tecnologias hoje disponíveis. Não é algo exatamente novo, mas com as tendências mais recentes que estão em franco crescimento, como as energias eólica e solar, caiu durante um tempo no esquecimento.
Porém, tem surgido algumas “startups” tentando captar recursos para desenvolver novas pesquisas para viabilizar a exploração em maior escala.
Há alguns riscos envolvidos. Não exatamente incomodar um certo senhor de tridente na mão que vive nas profundezas, mas a exploração pode gerar afundamento dos terrenos próximos e até aumentar a probabilidade de eventos sísmicos. Há também o inconveniente de possível liberação de ácido sulfídrico, nocivo para o meio ambiente.