A onda de oportunidades para a realização de ações com foco na sustentabilidade já chegou ao Brasil e deverá crescer exponencialmente nos próximos anos, a exemplo do que já acontece na União Europeia, Estados Unidos e alguns países da Ásia.
O momento de aproveitá-la é agora. Créditos verdes, incentivos governamentais, conscientização de consumidores para busca seletiva de produtos e serviços com selo ESG e o amadurecimento do mercado para se adaptar aos novos tempos vão gerar uma demanda por novos agentes que comandarão as transformações que já estão em curso.
Existe uma correlação direta entre SUSTENTABILIDADE e INFRAESTRUTURA. Novas infraestruturas podem contribuir positivamente com a sustentabilidade. No sentido contrário, no entanto, a exploração irracional de recursos naturais nos processos de construção, manutenção e operação dessas infraestruturas, podem contribuir negativamente.
A ideia que surgiu juntamente com o nascimento da SUSTIC e a criação deste site, além de disponibilizar um PORTAL com informações relacionadas a SUSTENTABILIDADE E INFRAESTRUTURA, é criar uma PLATAFORMA COLABORATIVA para reunir esses agentes e viabilizar projetos relacionados a sustentabilidade, tecnologia e inovação.
Há também a inciativa para se criar um observatório, no formato “Think Tank”, para acompanhamento e proposição legislativa.
Navegue neste site para conhecer melhor nossas áreas de atuação, nossas ideias de projetos e as demais propostas da SUSTIC.
A missão da SUSTIC é COLABORAR DE FORMA ATIVA PARA O BEM ESTAR DOS SERES VIVOS POR MEIO DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS E INOVADORAS.
Ao contrário do que pode parecer, a ideia não é exagerar na pretensão, mas delimitar de forma simples ações que, em sua grande maioria, também são simples de serem idealizadas e executadas. Queremos nos juntar humildemente a muitas pessoas, empresas, agentes políticos e organizações que hoje já pensam, debatem e tentam colocar em prática ações em prol desta e das futuras gerações.
Energia Renovável – Solar; Eólica; Hidrogênio.
Resíduos Sólidos & Reciclagem – Alumínio; Vidro; Plástico; Pneus; Pilhas e Baterias; Eletroeletrônicos.
Meio Ambiente & Recursos Naturais – Exploração Sustentável da Natureza; Mudança Climática; Novos Materiais; Reuso da Água; Biodiversidade.
Urbanismo & Mobilidade – Requalificação Urbana; Construções Sustentáveis; Eletromobilidade; Mobilidade Ativa.
Alimentos – Produção de Alimentos em Áreas Urbanas; Segurança Alimentar; Veganismo.
Direitos Humanos & Cultura & Economia – Novo Modelo Econômico; Preservação Histórica e Cultural; Dignidade, Diversidade e Liberdade; Direito dos Animais.
Infraestrutura – Ferrovias, Rodovias, Hidrovias, Aeroportos, Portos, Mobilidade Urbana, Obras Hidráulicas, Saneamento, Mineração, Habitação, Energia, Comunicação.
Novo modelo empresarial, mais humano, mais justo e mais sustentável.
Vetor de distribuição de renda, nunca de concentração de renda.
Resultado financeiro não é enxergado como uma finalidade em si, mas como consequência de um bom trabalho.
O incentivo para os criadores e colaboradores da empresa não advém do lucro e sim do cumprimento dos propósitos para o qual ela foi criada.
Trabalho 100% remoto, não há custos com sede ou quaisquer outras instalações físicas
Colaboradores trabalham em esquema de repartição de lucros e cumprimento de metas, sem obrigações de subordinação e assiduidade.
Todos os processos 100% digitais, sem produção de papel.
Aderência aos princípios ESG.
Existem diversas definições para o conceito de SUSTENTABILIDADE. A partir de uma concepção inicial e restrita, que o aproximava muito de um único significado relacionado à preservação ambiental, o conceito se expandiu e adquiriu múltiplas dimensões, como na definição de ESG, termo utilizado hoje no mundo empresarial, que possui as dimensões ambiental, social e de governança corporativa.
Aqui, para nortear nossas ações, pretendemos utilizar um conceito ainda mais amplo, mas ao mesmo tempo bastante simples: SUSTENTABILISMO é o direcionamento da forma de pensar e agir para realização de ações que não geram prejuízo ou coloquem em risco o bem estar coletivo desta e das futuras gerações. SUSTENTABILIDADE é o resultado do SUSTENTABILISMO. Simples assim!
Com relação à definição de TECNOLOGIA, remetemos à definição usualmente bastante conhecida, ressaltando que esta se faz necessária como um meio importante para a evolução dos processos hoje existentes, de forma a torná-los cada vez mais SUSTENTÁVEIS. No entanto, é preciso ter em mente que a evolução tecnológica não é necessariamente uma coisa boa por si só. Para tanto, ela deve ser direcionada corretamente. De qualquer forma, nos assuntos tratados aqui, a TECNOLOGIA sempre terá destaque.
Como a TECNOLOGIA está intimamente ligada à ciência, é um dos objetivos desta plataforma digital difundir publicações e artigos com conteúdo científico, além de incentivar pesquisadores e instituições de pesquisa a se cadastrarem na PLATAFORMA COLABORATIVA visando a viabilização de projetos e ações sociais.
O conceito de INOVAÇÃO pode ser apresentado em diversos contextos, sendo o mais comum deles o de um mundo movido pelos negócios onde a dimensão econômica se sobrepõe às demais.
Não é exatamente essa a abordagem que procuramos trazer aqui. Assim como o desenvolvimento tecnológico, a inovação, por si só, não significa algo que traz benefícios para o coletivo de forma sustentável.
A ADAPTATIVIDADE é um dos valores perseguidos pela SUSTIC. Em um mundo que vive em constantes mudanças, precisamos constantemente nos adaptarmos a elas, o que significa sermos flexíveis nos conceitos, na idealização de processos e na forma como reagimos diante de situações novas que não fizeram parte de um planejamento inicial. É nesse contexto que pretendemos atuar, sempre abertos à inovação, mas com um olhar crítico e com uma visão de longo prazo.
Tendo em mente essas ressalvas, trazemos a INOVAÇÃO não só como uma ferramenta útil, mas essencial para o desenvolvimento de ações sociais e projetos concebidos a partir de uma visão que valoriza a sustentabilidade e a busca por um mundo melhor.
Olhando como as áreas de atuação da SUSTIC, pode-se observar que entre elas, ou a ideia principal que representam, existe um maior ou menor vínculo com a ideia de inovação. E mais, em certos casos a ideia de inovação está mais ligada a um conceito tecnológico (vide Novos Materiais) e, em outros, está relacionada com uma forma diferente de pensar para a construção de novos processos (vide Novo Modelo Econômico).
Ainda, entre as fontes para a INOVAÇÃO estão tanto o conhecimento científico, inerente a um processo de aprendizado formal, quanto a criatividade, muitas vezes desenvolvida de forma intuitiva e natural.
Não diretamente relacionados às áreas de atuação apresentadas nesta plataforma digital, há temas interessantes de serem acompanhados, não apenas para o sempre desejável exercício de ”abrir a mente”, mas também porque podem ter impacto no futuro da humanidade, merecendo serem vigiados com um olhar crítico e uma visão de longo prazo, como já dito. Alguns exemplos são a inteligência artificial, a internet das coisas, os universos virtuais e o conceito de inovação disruptiva.
Abaixo alguns link de organizações (em ordem alfabética) que atuam em inovação com foco nas áreas tecnológica, educacional e social:
EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA E INOVAÇÃO INDUSTRIAL: https://embrapii.org.br
INSTITUTO INOVAÇÃO: https://www.inovacaoead.org.br
INSTITUTO TECNOLÓGICO DE INOVAÇÃO: http://www.itinovacao.org.br
INSTITUTO TELLUS: https://tellus.org.br/o-que-fazemos/
PORVIR: https://porvir.org
VENTURUS: https://www.venturus.org.br